quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 de novembro





25 de novembro: Pelo fim de toda a Violência contra a Mulher.


#meuamigosecreto diz #ôláemcasa, #gostosa, #delícia e acha que é elogio;

#meuamigosecreto pensa que mulher tem que cuidar da casa, do filho, trabalhar, como também cuidar dele e ainda ouvir que ele sustenta a casa, então ela tem mais é que aceitar o que ele quer;

#meuamigosecreto é uma pessoa muito legal, querido pelos amigos, escreve músicas e poesias e tem uma fama de ser um cara engraçado, mas força sexo sem camisinha com a namorada e faz ela se sentir um lixo quando não aceita;

#meuamigosecreto diz que mulher não pode ser executiva porque fica ausente da empresa por meses em licença maternidade;

#meuamigosecreto acha que toda loura é burra, mas adora desfilar com uma loura;
#meuamigosecreto acha que não tem mãe, nem irmã, nem terá uma filha, por isso faz piadinhas machistas sobre mulher;


#meuamigosecreto acha esses posts de amigo secreto um saco porque na verdade ele está vestindo diversas carapuças;

Não, não estamos na era medieval, hoje é 25 de novembro de 2015, mas o machismo está gritando e calando muitas mulheres. Nesta data celebra-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra Mulheres. A data foi oficializada em 1999 em Assembleia Geral da ONU. 

A hashtag #meuamigosecreto foi criada para denunciar posicionamentos e comportamentos machistas fazendo alusão ao final do ano quando acontecem as confraternizações de amigo secreto. Sob a hashtag mulheres relatam discursos em seus ciclos sociais de amigos, colegas, maridos que não se reconhecem enquanto machistas, mas que acabam reforçando estereótipos, porém sem destacar a identidade dos mesmos.  Isso está tocando nas feridas íntimas das mulheres que já foram afetadas pelos comportamentos de homens opressores.

Essa opressão contra a mulher é bastante complexa e vai muito além da porta de casa, está nas ruas, no ambiente de trabalho, nas igrejas, nos relacionamentos.  Por vivermos numa sociedade patriarcal isso ainda é muito forte, a mulher se cala e muitas vezes morre por não denunciar abusos, como também morre por não se submeter e resistir a esses abusos.

É triste, é desrespeitoso, humilhante e se calar não vai mudar o comportamento deles e muitas vezes a mulher se cala por medo, por achar que vai perder aquela pessoa que é o sustento da sua casa, por acreditar ter encontrado o parceiro ideal, o amigo sincero, que fala a verdade, sem imaginar que essa verdade é uma opressão emocional silenciosa que a faz chorar a noite no quarto.

Vamos dar um basta à violência física, emocional, sexual, moral e social. 

As mulheres só querem respeito. Você não precisa dizer nas redes sociais quem é seu amigo secreto, mas pode denunciar.

E você, tem um “amigo secreto”? não apenas compartilhe aqui, #ligue180 .

#DiadaNãoViolênciaContraaMulher




segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como está o seu Networking?







Como está o seu Networking?
Nesse momento que o mercado está retraído é importante estreitar vínculos profissionais. E será que você está fazendo isso certo?

Não, Networking não é apenas trocar cartões em coffees de congresso, nem estar conectado ao Linkedin... É muito mais que isso. É ser um intermediador do mercado, ser uma ponte entre uma demanda e quem pode atendê-la.

A melhor definição que encontrei para Networking foi: Você deixar de ser interesseiro e passar a ser interessante. E é verdade as pessoas da rede esperam que você se coloque à disposição. E não apenas quando VOCÊ precisa.

E essa rede não é apenas virtual, participar de grupos em redes sociais é importante, mas vamos deixar os equipamentos eletrônicos e promover um almoço, estreitar vínculos, frequentar eventos como palestras, congressos com seu público de interesse, integrar associações de empresas, fazer cursos, participar de grupos de estudos.

E se você acha que não precisa disso, por melhor que você seja, meu amigo, não conseguirá tudo sozinho. O Networking aprimora pontos de você precisa evoluir e agregam novas experiências, sem falar na satisfação pessoal em ajudar o outro.

Abraços...
Mara.